ESTAGIÁRIA DO MINISTÉRIO PÚBLICO

FERNANDÓPOLIS, 25 DE MAIO DE 2009

O dia 15 de Maio de 2009 foi, sem dúvidas, o mais gratificante quinze de maio que já tive até hoje.
Tomei posse como Estagiária do Ministério Público do Estado de São Paulo, onde exercerei tal função em minha cidade, Fernandópolis. Para alguns, pode parecer um mero estágio, mas para aqueles que estão na área jurídica e buscam uma carreira pública, sabem de sua importância na vida acadêmica.

Para ingressar como estagiário do Ministério Público é preciso passar por concurso de provas e títulos, realizado anualmente. Antes do advento da Lei Complementar que alterou algumas disposições da Lei Orgânica do Ministério Público de São Paulo, o candidato aprovado poderia estagiar pelo período de 3 anos ou até a conclusão do curso de Direito. Agora, se da sua vontade, da aceitação do Promotor de Justiça e com a autorização do Procurador Geral de Justiça, o exercício poderá ser prorrogado por mais 3 anos após a colação de grau. Esses três anos são de suma importância para aqueles que querem ingressar na Promotoria do Estado de São Paulo, pois é válido como atividade jurídica, sendo requisito exigido para o ingresso no concurso.

É de 20 horas semanais a jornada do estagiário, sendo que trabalharei da 13h00min às 17h00min, dando para conciliar bem o horário da faculdade e do estágio. O estagiário também recebe bolsa mensal que, inclusive, também sofreu alteração (para melhor) com a lei complementar supramencionada.

Acredito que um estágio remunerado estimula mais o aluno a se dedicar, levar o estágio mais a sério, porém, para mim, particularmente, apesar de ser de grande ajuda para os meus estudos, de mais valia será a experiência que irei adquirir nesta Instituição. Como bem nos orientaram na semana de treinamento que tivemos em São José do Rio Preto, estamos em uma situação privilegiada, onde colocaremos em prática as aulas teóricas da faculdade em uma Instituição tão séria, respeitada, ilibada como o Ministério Público e, ainda, com a ajuda e o incentivo de um Promotor de Justiça, pessoa que ocupa um dos cargos de maior mérito no Direito e dotado de notável saber jurídico. Uma verdadeira honra!

Porém, não basta estar lá, empossado como estagiário, é preciso dedicação, seriedade e consciência de que estará contribuindo para o exercício de uma atividade importantíssima para a sociedade, para a Justiça e para o seu próprio desenvolvimento pessoal na carreira jurídica. Outra coisa que não se pode deixar de lado é a humildade, consistente na virtude e sabedoria para aqueles que pretendem chegar longe sem que precise passar “por cima” dos outros, devendo ser "treinada" a cada dia. Cada um terá seu espaço se houver espaço para a dedicação na sua vida. Como aprendemos na semana de treinamento, não há concorrentes no concurso público, o seu concorrente é você mesmo! É você concorrendo dia-a-dia com a sua preguiça, com as coisas que tem que de se privar, com o desânimo, com as situações difíceis que nos deparamos na vida...
O plantar para colher não está presente apenas em frases sábias. É clichê, mas só vencerá aquele que não desistir no caminho, por mais árduo que seja.

Desejo sorte e sucesso a todos os amigos que fiz durante a semana de treinamento que estão entrando em exercício, também, essa semana.
Sorte à minha amiga Ângela (que por sinal também tem um blog). Tenha a certeza de que todo o esforço será recompensado.

Que nos dediquemos ao máximo à esta oportunidade que nos foi lançada; tão almejada por tantos e conquistada por poucos. O céu, sem dúvidas, é o limite.

Pretendo, no decorrer do estágio, publicar algumas das experiências que terei e que poderão ser publicadas, a fim de compartilhar com vocês como é trabalhar no Ministério Público, contribuindo um pouco para a defesa e o bem da sociedade.

9 comentários:

skrothu disse...

aeee... parabéns!!! é com esforço e dedicação que faremos a diferença... nem o céu se torna limite... cabeça erguida e bola pra frente!!!

Angela Mendes disse...

Com toda certeza este não será um mero estágio, será um degrau a mais que iremos subir em caminho dos nossos sonhos.
Desejo-te toda a sorte do mundo, e tenho certeza que nos espera muito aprendizado, muita experiência por aí.
Um grande beijo.
De sua amiga.
Angela.

Rodrigo disse...

Pois é Dri, você está começando a colher os frutos de muito esforço e dedicação! Espero, e tenho certeza, que essa é apenas a primeira de muitas conquistas!
Você merece isso e muito mais!
Parabéns!
Um beijo!

Rodrigo

Maurício de Carvalho Salviano disse...

Parabéns!
Agora, depois de assinado o termo de estágio, traga-o para o setor competente da UNICASTELO (OU SEJA, O PRÓPRIO AQUI QUE VOS FALA), para regularizar sua situação neste departamento.
Parabéns de novo. Os professores da Unicastelo se orgulham de alunos competentes.

Anônimo disse...

dri vc é fantastica!

Anônimo disse...

dri vc é fantastica!

Driele de Oliveira Maschio disse...

Obrigada, anônimo!

Jairo Maschio disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jairo Maschio disse...

OI meu amor!!!! fiquei muito feliz por vc!!!! e epesro que tudo isso seja o começo de uma carreira brilhante...... Que Deus lhe abençoe sempre...
Te amo pra sempre!!!
bjoss
tio Jairo